Abriu Concurso para Agentes da Polícia Marítima

  • Publicado a 11 de Dezembro de 2015

Concurso Agentes da Polícia Marítima

Saiba como funciona o recrutamento do Concurso para Agentes da Polícia Marítima. Várias vagas abertas. Envie a sua candidatura!

Foi publicado no dia 10 de dezembro de 2015, em Diário da República, o aviso de abertura de concurso para ingresso no curso de formação de Agentes da Polícia Marítima.

A Autoridade Marítima Nacional (AMN) abriu o concurso com o objetivo de selecionar pessoal para provimento de 8 lugares de Agentes de 3.ª Classe, bem como para a constituição de uma reserva de recrutamento de 22 vagas.

No fim do curso de formação de Agentes da Polícia Marítima, os candidatos serão integrados no Comando-Geral, Comandos Regionais e Comandos Locais da Polícia Marítima do Território Continental e Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, na Escola da Autoridade Marítima e no Centro de Operações Marítimas, consoante o princípio da mobilidade geográfica.

Concurso para Agentes da Polícia Marítima

O Concurso para Agentes da Polícia Marítima tem a duração de 15 dias úteis, ou seja, encontra-se aberto até ao dia 4 de janeiro de 2016. Para poder participar neste concurso é necessário satisfazer os seguintes requisitos:

  • a) Ter nacionalidade portuguesa;
  • b) Não ter menos de 21 nem mais de 28 anos de idade, completados até ao fim do ano em curso, salvo quando se trate de militar ou ex -militar que tenha prestado serviço militar na situação de regime de contrato (RC) ou em regime de voluntariado (RV);
  • c) Ter pelo menos 1,60 m ou 1,65 m de altura, respetivamente para candidatos do sexo feminino ou masculino;
  • d) Possuir a robustez física necessária para o desempenho da função de agente da Polícia Marítima, não sofrer de doença contagiosa e ter cumprido as leis de vacinação obrigatória;
  • e) Ter como habilitações literárias mínimas o 9.º ano de escolaridade ou equivalente (a equivalência deverá ser comprovada por documento autêntico ou autenticado do Ministério da Educação);
  • f) Ter bom comportamento moral e civil;
  • g) Não ter sofrido mais de uma reprovação em concursos anteriores para a Polícia Marítima;
  • h) Não estar abrangido pelo estatuto de objetor de consciência;
  • i) Sendo candidato masculino ter a situação militar regularizada (os candidatos nascidos posteriormente ao ano de 1986 devem apenas apresentar documento do recenseamento militar);
  • j) Não estar inibido do exercício de funções públicas ou interdito para o exercício das funções a que se candidata.

Os candidatos escolhidos na fase de seleção irão realizar frequência do curso de formação de agentes da Polícia Marítima, na Escola da Autoridade Marítima, com instalações sitas na Base Naval do Alfeite, em Almada.

As candidaturas são formalizadas obrigatoriamente através do preenchimento do formulário​ que, após submissão e confirmação da candidatura efetuada até às 23H59 de 4 de janeiro de 2016, deverá ser impresso, assinado pelo candidato ao concurso e posteriormente enviado ao Comando-Geral da Polícia Marítima através de uma das três opções:

  • Carta registada até 11 d​e janeiro de 2016, dirigida ao Comando-Geral da Polícia Marítima, Praça do Município, 1149-001 Lisboa;
  • Entregue diretamente, até 11 de janeiro de 2016, no Comando-Geral da Polícia Marítima, Praça do Município, 1149-001 Lisboa;
  • Após digitalização do impresso assinado, para o endereço de correio eletrónico:[email protected], até às 23H59 de 11 de janeiro de 2016.

Nota importante: Em caso de dúvidas ou questões relacionadas com o concurso, está disponível o telefone 210 984 182, nos dias úteis entre as 09h-13h e as 14h-17h. Poderá igualmente, remeter as questões para o endereço [email protected].

Mais informações na notícia de abertura do concurso de Agentes da Polícia Marítima ou no Diário da República.