Apoios para Desempregos em Portugal

  • Publicado a 28 de Março de 2013

Aceda à lista de apoios disponíveis para desempregados em Portugal. Saiba quanto dinheiro você pode receber ao estar no desemprego. Conheça os seus direitos!

Com o desemprego a aumentar todas as semanas em Portugal, o Governo aprovou novas medidas que pretendem ajudar os desempregados a fazer face à falta de oportunidades através da disponibilização de mais subsídios, que em tempos de crise são uma ajuda preciosa para quem tem menos dinheiro na conta bancária. Aproveite para conhecer a lista de apoios disponíveis, de forma a saber os seus direitos, para que possa receber o que é seu por direito junto do centro de emprego IEFP mais próximo de si. Continue lendo para aceder às novas regras de apoio a desempregados.

Medidas de Apoio para Desempregados

Medidas de Apoio para Desempregados

Lista de Apoios a Desempregados

As empresas que contratem desempregados vão ter direito a um subsídio ao abrigo do programa de estímulo de emprego, que é uma ajuda importante para pagar o salário dos novos contratados. As empresas que contratem um ou mais desempregados que estejam há pelo menos seis meses inscritos no centro de emprego, irão receber apoio durante seis meses (contrato a termo) ou 18 meses (contrato sem termo). Na realidade, esta medida vai pagar 50% do salário mensal do novo trabalhador.

Mas ainda tem mais, face à medida anterior, se forem contratados jovens até 25 anos, pessoas com 50 anos ou mais, ou beneficiários do Rendimento Social de Inserção, o valor comparticipado sobe para 60% do salário mensal.

Também é válido para os desempregados inscritos há mais de 3 meses, desde que não possuam o ensino básico concluído ou tenham mais de 45 anos, e também pessoas que não estejam inscritas na segurança social há mais de 12 meses, a contar da data da candidatura.

Estágios remunerados para jovens entre os 18 e 34 anos, que esteja inscritos nos centros de emprego há pelo menos 4 meses, pode aceder ao programa de estágios Impulso Jovem, mesmo que não tenham o ensino secundário completo, desde que nunca tenham trabalhado ou estagiado. Os salários previstos andam entre os 419,22 euros e os 943,24 euros.

Além disso, também estão disponíveis os passaportes emprego Industrialização, Internacionalização e Inovação. As duas primeiras opções, estão reservadas a jovens entre os 18 e 30 anos, com ou sem secundário completo, licenciatura ou mestrado e têm como objetivo projetos de investimentos destinados à especialização da produção através da introdução de novos produtos e o reforço da componente tecnológica; e também, projetos para consolidar ou implementar estratégias de internacionalização, de forma a potenciar a exportação. Nestes dois casos a remuneração é de 419,22 euros para o estagiário sem ensino secundário completo, de 524,02 euros para quem completou este ensino, e de 691,70 para licenciados e mestres.

No caso do Passaporte Emprego Inovação, está disponível para jovens entre os 23 e 34 anos, com mestrado ou doutoramento, que façam parte de projetos de investimentos que visem reforçar empresas através da integração de recursos humanos altamente qualificados. A remuneração oferecida está entre os 691,70 euros e os 943,20 euros.

Descontos nos impostos para as empresas que contratem jovens ou desempregados de longa duração. As empresas têm direito a incentivos fiscais ao contratar estes dois grupos de profissionais, com descontos no IRS e IRC pagos. Assim, estas empresas poderão beneficiar da majoração em 50% do custo final relativo aos encargos que essas contratações geraram.