Como um MBA pode ajudar na sua trajectória profissional

  • Publicado a 27 de Novembro de 2011

Saiba como um MBA pode ajudar na sua trajectória profissional. Segundo um inquérito recente realizado a aspirantes do QS TopMBA, são muitos os que vêem  no MBA uma oportunidade perfeita de mudar a sua trajectória profissional, e 37% inquiridos asseguram que a principal razão para realizar um MBA é a dita mudança. Na Europa de oeste, 45% dos aspirantes a um MBA decidiram realizá-lo pelo desejo de mudança da sua vida profissional. A pergunta é se as escolas de negócios proporcionaram toda a destreza necessária para obter o êxito num mundo profissional completamente novo.

MBA

A diferença de outros programas de mestrado que proporcionam ao aluno habilidades especializadas em áreas mais concretas como a história ou a economia, um MBA proporciona ao aluno as ferramentas necessárias para enfrentar o mundo real dos negócios através de aplicações úteis como casos práticos, que ensinam os alunos como gerir um negócio.Por isso, as competência adquiridas com um MBA são mais úteis do que quando comparado com outros cursos. George Foley, encarregada da selecção de recursos humanos na AT Kearney, explica que: “a maior parte dos nossos contratados tem um MBA. Realmente temos preferência por aqueles candidatos com um MBA, pois mostram uma paixão por aprender competências académicas e de comunicação e um enorme espírito empreendedor. Alem disso, são pessoas cheias de energia, rigor e de compreensão dos princípios gerais de direcção e administração.”

Se acabou de obter um MBA, mas ainda não tem bastante experiência no sector onde pretende trabalhar, pode ser que os programas para Pós-Graduados seja boa solução. A Sony Europa, por exemplo, conta com um programa para Pós-Graduados europeus (European Graduate Programme). Tom Verbeke, director da Sony Europa, disse-nos que: “estamos procurando por pessoas com uma mente internacional, altamente qualificada e inteligente, que queira realizar um curso de desenvolvimento para complementar com os seus estudos na área dos negócios (MBA) com a experiência de poder trabalhar em diferentes culturas, diferentes organizações e diferentes funções, sempre com o apoio das iniciativas de desenvolvimento que permitem conciliar o trabalho com os estudos, para assim obter alunos com talento para mais tarde desempenhar uma função chave dentro da Sony.”

A natureza exigente de um MBA vai preparar-lhe para qualquer tipo de trajectória profissional que leva em conta a capacidade de pensar com rapidez. Por isso, mesmo que tenha pouca experiência no mundo dos negócios, pode ser que você esteja mais bem preparado do que pensa. No entanto, não devemos supor que você tem todas as competências necessárias, já que que muitas escolas de negócios não ensinam as competências essenciais para sobreviver na selva do mundo empresarial de hoje. Dimitris Belbas, encarregado da selecção de recursos humanos com um MBA na Eli Lilly UK, afirma que: “muitas escolas descuidam o desenvolvimento da capacidade de liderança e conduta da organização dos MBA, apesar de estes serem cruciais num curso para executivos.”

Isto pode significar várias coisas. No caso de você ter obtido anteriormente um conjunto de competências, a liderança e destreza necessárias para prosperar dentro de uma equipa, pode jogar a seu favor no MBA de negócios. Muitos vezes são estas pequenas competências que marcam a diferença. Além disso, se a sua experiência anterior teve um âmbito internacional, você contará com a vantagem frente a um candidato que conta unicamente com a experiência de terreno em negócios nacionais.

Sem dúvida que tudo isto depende da mudança de trajectória que pretenda dar na sua vida. Se você for um advogado realizando um MBA para converter-se num assessor de gestão, os estudos de negócios vão proporcionar-lhe as competências práticas para completar as habilidades “mais pequenas” que se aprende no terreno da lei. Contudo, se você for um técnico de laboratório médico que quer converter-se num banqueiro, seguramente você precisa de algo mais do que um MBA para mudar a sua trajectória profissional.