Cuidado com Esquemas de Angariação, Vendas Porta-a-Porta ou Doações

  • Publicado a 21 de Agosto de 2015

Ofertas de Emprego fraudulentas

Fuja dos anúncios de emprego duvidosos. Tenha cuidado com estas empresas que não são sérias e vão “abusar” de si. Depois não diga que não avisamos!

Devido à crise em Portugal e à necessidade imediata de muitos jovens e menos jovens, em conseguir um emprego e ganhar um salário digno, existem cada vez mais empresas duvidosas, que se assemelham a um esquema em pirâmide, onde quem está no topo da pirâmide recebe o dinheiro todo e os novatos não ganham nada ou recebem uma miséria, além de serem explorados.

Nestas empresas o trabalho é angariar novos clientes ou “forçar” as pessoas a doar dinheiro para a Unicef (ou outra instituição sem fins lucrativos) e falam em (falsas) parcerias com a Galp, Sonae e outras empresas reputadas. Não existem provas como essas pseudo-empresas têm ligações ou parcerias com outras entidades. Faz parte do “engodo”.

Não seja enganado nestes esquemas fraudulentos

Para que não seja a próxima “presa” fácil destes burlões, decidimos publicar este artigo para ajudar-lhe a identificar este tipo de empresas duvidosas, que se alimentam de desempregados, pessoas com pouca formação, desesperadas para ganhar algum dinheiro, para explorá-las à força toda.

Hoje em dia, não só é preciso ter cuidado com fraudes multinível (Geteasy, TelexFree, LibertaGia, etc), que prometiam ganhos superiores a 200%, em troca de um investimento de 1.000€ ou mais, como também é preciso ter cuidado com empregos duvidosos.

Estamos indignados com esta situação do mercado laboral em Portugal. Não vamos deixar que esse tipo de esquemas continue a enganar as pessoas!

Falamos das empresas conhecidas pelos nomes de Capital Prodigy, Musketeers Portugal, Dragão Porto, Direct to J, Leading Eventos Porto, Axes Market, Ambição International Marketing Lda, Trabuci, entre outros nomes. Estão frequentemente a mudar de nome, para poder continuar enganar as pessoas. Na Internet é possível encontrar vários testemunhos de vítimas destas burlas.

Testemunhos de pessoas enganadas

Estes são alguns dos testemunhos de pessoas que foram enganadas e decidiram expor o caso:

Sara Soares – Agradeço as exposições/comentários. Ligaram-me hoje e marcaram entrevista para amanhã. o facto é que não concorri a nada e não me sabiam dizer de onde tinha surgido o meu cv. ainda não sabiam qual a oferta a fazer-me uma vez que tinha várias e iriam ver onde me ajustava… marcaram entrevista em escritório em vila nova de gaia.. achei estranho. Já havia ido a uma entrevista a uma capital prodigy no Porto e embora não tivesse o assunto sido direccionado para o lugar em questão, Supervisora de eventos (àrea social) foi-me descrito um trabalho de vendas em bugget para fins sociais…não fiquei seleccionada, deram-me feedback no mesmo dia. mas desconfiei de tudo sou sincera. Pelos relatos acima descritos a conversa é sempre a mesma, sem comentários. Assim como me parece que também o trabalho é sempre o mesmo- peditórios em prole de causas sociais que desconhecemos a veracidade destas mesma causa e instituições que eles alegam trabalhar. Depois de tudo que pesquisei tenho certeza que não irei até porque iria fazer um enorme esforço, embora desemprega tenho filho pequeno. Enfim… 🙁

Célia Oliveira – Esta empresa é uma fraude! Trabalhei lá uns meses e nunca me pagaram nem uma comissão. Para além de não ajudarem nos custos que as deslocações têm ainda faltam com os pagamentos justos. Não acreditem em nada do que dizem nesta empresa, é tudo uma lavagem cerebral para vos levar a fazer o que eles querem! Trabalha-se horas e horas e até ao domingo é preciso estar disponível. É tudo uma mentira!

São várias as denúncias que encontramos:

Exemplos de anúncios de emprego duvidosos

Todo o cuidado é pouco, por essa razão decidimos expor como funciona este tipo de esquemas.

No caso da Capital Prodigy, várias denúncias online indicam que publicam anúncios para diferentes cargos, mas no fim todos vão fazer o mesmo.

Ofertas de Emprego duvidosas. Anúncios com nomes diferentes são usados para caputrar vítimas.

Ofertas de Emprego duvidosas. Anúncios com nomes diferentes são usados para caputrar vítimas.