O que deve saber antes de Emigrar

  • Publicado a 28 de Fevereiro de 2012

Se está a pensar cada vez mais em emigrar ou tem por missão construir um carreira global, seja porque não encontra desafios à sua altura em Portugal, ou porque não está desempregado, existem formas de reduzir o risco de não ser bem sucedido ao emigrar.

Como sabemos que muitos dos nossos leitores estão interessados em emigrar, decidimos criar este pequeno guia. Pois, o ideal é sair de Portugal já com tudo assegurado.

Guia Emigrar - Emprego no Estrangeiro

Cada vez mais é maior o número de portugueses que está interessado em investir numa carreira a nível europeu ou mundial, multiplicando-se as ofertas de emprego e propostas profissionais que surgem no estrangeiro. O primeiro passo é recolher o máximo de informa possível sobre empresas que estão a contratar e, falar com profissionais que já tenham passado pela mesma experiência, sendo que o Facebook poderá ser de grande auxílio.

Se quer mudar de país ou quer ter uma trabalhar durante alguns meses ou anos no estrangeiro, comece por escrever num papel quais são as suas competência e os seus objetivos, para que possa perceber em que países poderá encontrar as melhores ofertas de emprego. Veja quais são as melhores empresas na sua área em cada país, qual o perfil dos candidatos que procuram e envie o seu curriculum vitae ou vá a uma entrevista de emprego.

Como agora a maior parte das empresas possui nos seus sites as ofertas de emprego disponíveis, recomendamos que veja as ofertas de emprego disponíveis ou envie uma candidatura espontânea – não se esqueça de criar um curriculum vitae específico para cada empresa. Você pode encontrar ajuda através de embaixadas, câmaras de comércio, empresas de recrutamento locais, e também na Internet.

Desta forma, você não vai de mãos a abanar. O Facebook e o LinkedIn são boas fontes de informação nesta área e, além de poderem ajudá-lo a encontrar empresas na sua área, também é bom para dar-se a conhecer e encontrar pessoas que trabalhem nessas empresas. Procure, por exemplo, saber se o salário e as condições oferecidas são competitivas para o nível de vida do país, como funciona o sistema de saúde, impostos e quais são as autorizações necessárias para trabalhar no país. Saiba também se o custo de habitação e alimentação são caros. Você deve ter em conta todos os fatores.

Encontre artigos sobre trabalhar no estrangeiro, na Alemanha, Brasil ou Angola.