O que é Outplacement?

  • Publicado a 27 de Novembro de 2011

Em poucas palavras outplacement é, recolocar os trabalhadores no mercado de trabalho depois de um despedimento ou uma situação similar. Esta é uma prática que tem aumentado e resultado nos últimos tempos, por ser uma das acções com mais sucesso realizada pelos departamentos de recursos humanos de muitas empresas.

Trata-se de um conjunto de técnicas que as empresas utilizam para recolocar os seus trabalhadores novamente no mercado de trabalho devido à redução no número de trabalhadores devido a fusões, aquisições ou reestruturações.

Outplacement

Consiste em reter os trabalhadores afectados e reorientá-los para facilitar uma saída positiva para o mercado laboral, de forma não afectar a sua vida profissional e pessoal.

Na verdade, cada dia mais consultoras de recursos humanos oferecem serviços de gestão de transição desde a empresa para o mercado de trabalho, já que muitos executivos das empresas, embora entendam a razão porque prescindem desses trabalhadores, ficam ressentidos ao ficarem numa situação pouco confortável.

O que fazem estas empresas de consultoria é reorientar positivamente esses trabalhadores e redefinir o seu horizonte profissional e gerar uma visão optimista sobre o seu próprio futuro, mediante uma série de ferramentas adaptadas a cada indivíduo. Também ajudam a desenhar estratégias para assim poder alcançar os objectivos previamente marcados.

As empresas de consultoria trabalham directamente com os trabalhadores para actualizarem-nos sobre o mercado laboral e ensinar-lhes a maneira como os seus perfis são percebidos nas redes de contactos que ajudaram a construir.

Se a maioria das empresas contratassem este tipo de serviços, seguramente se reduziriam as taxas de desemprego, já que muitos dos trabalhadores que engrossam as listas dos Centros de Empregos conseguiriam reorientar a sua carreira profissional. Seria uma maneira de cobrir muitos dos cargos criados pelas novas profissões, que devido às novas tecnologias e novas formas de trabalhar continuam a existir várias vagas de emprego por não haver pessoal qualificado.