O que é preciso para Trabalhar na Alemanha

  • Publicado a 29 de Novembro de 2011

Descubra o que é preciso para começar a trabalhar na Alemanha. Encontre emprego na Alemanha e aproveite o bom estado de saúde da economia.

Para trabalhar na Alemanha, o primeiro requisito que qualquer candidato a um emprego deve cumprir é possuir formação profissional. E nesta matéria, tal como em Portugal, o candidato só deve concorrer a uma colocação se as suas habilitações estiverem de acordo com a oferta de emprego.

Trabalhar na Alemanha

Segundo a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã (CCILA), a maiora das profissões não exige um reconhecimento especial para poder ser excercida no país, já que Portugal e Alemanha fazem parte da Europa. No entanto, como os potenciais empregadores não têm conhecimento de todos os cursos e qualificações que pode ser adquiridos noutros países, a CCILA aconselha a que os candidatos solicitem uma “avaliação de certificado” (Zeugnisbewertung, em alemão) à Central de Ensino no Estrangeiro, que efetua esse serviço desde 2010, para particulares licenciados no estrangeiro. Ainda que o serviço não seja gratuito, será útil para quem procura um oportunidade de emprego na Alemanha.

A equivalência de habilitações é outro dos cuidados a ter na altura de preparar a abordagem a este mercado. Na Alemanha existem cerca de 60 profissões que exigem um reconhecimento oficial, antes de poderem ser exercidas por cidadãos com formação no estrangeiro. Médicos, enfermeiros e professores são alguns dos profissionais que podem ser limitados por esta lista que pode ser consultada em www.anbin.de. Os portugueses que desejem exercer profissões de reconhecimento obrigatório devem dirigir-se ao serviço público ou associação competente.

O conhecimento linguístico é também determinante. Para a grande maioria dos empregos disponíveis são imprescindíveis conhecimentos de alemão. Mas para profissões como motorista, trabalhadores do sector hoteleiro e da área das tecnologias de informação, um domínio perfeito e fluente do inglês é suficiente.

Enquanto cidadãos europeus, os trabalhadores portugueses podem viver e trabalhar livremente na Alemanha sem autorizações especiais, mas é fundamental que antes de emigrar ou pensar em trabalhar na Alemanha, qualquer candidato se informe sobre a cultura e os costumes do país, bem como o funcionamento da economia.

Caso decida avançar nesta nova etapa de vida, é fundamental que assegure que a empresa para a qual vai trabalhar cumpre todos os requisitos necessários, que terá um contrato de trabalho individual ou coletivo devidamente assinado e que as organização inscreve os seus trabalhadores nas instâncias devidas, como é o caso da Segurança Social.

Fonte: Expresso Emprego