6 Razões para Alugar um Apartamento em vez de Comprar

  • Publicado a 4 de Janeiro de 2013

Conheça as principais razões porque deverá pensar em alugar um apartamento em vez de comprar. Aproveite para poupar dinheiro e não ter problemas no futuro quando mudar de emprego ou cidade!

Ao contrário do que acontecia há alguns anos atrás, já não existem mais empregos para a vida, e prova disso é que em quase todas as profissões em Portugal está cada vez mais a acontecer isso. Normalmente acontece por duas razões: a pessoa estava desempregada e encontrou um novo emprego noutra cidade ou, já tinha emprego mas encontrou um melhor, com um salário mais alto e com melhores condições de trabalho noutra cidade ou país. Com esta situação do mercado laboral é preciso saber tirar o máximo proveito do dinheiro que tem disponível, por isso, se está nesta situação ou pensa vir a fazer parte deste grupo de pessoas que está na mesma situação, a melhor coisa mesmo é optar por alugar um apartamento ou casa para viver, do que comprar um imóvel. Continue lendo para saber as razões porque deverá alugar uma moradia em vez de comprar, assim como irá poupar bastamte dinheiro com esta decisão.

Saiba porque deve arrendar um apartamento!

Saiba porque deve arrendar um apartamento!

Razões para Alugar Imóveis

Nestes últimos anos o mercado do imobiliário tem mudado bastante, sendo que agora é cada vez mais comum ouvir falar mais no arrendamento de imóveis do que na compra. A falta de dinheiro pode ser uma dessas razões, contudo, até existem famílias sem problemas financeiros – em que ambos os ganham um bom salário, em que a sua primeira escolha é arrendar uma moradia ou apartamento perto dos seus empregos. Conheça agora algumas das razões porque deve alugar em vez de comprar:

  1. Alugar pode ajudar-lhe a poupar dinheiro – De acordo com um mito muito antigo, quem aluga está a perder dinheiro. Isso não passa de uma mentira, pois ao contrário do que poderá pensar, quando você compra casa, está a pagar diversos impostos, taxas, juros do empréstimo, seguros e manutenção – custos elevados para a sua conta bancária. Você estaria melhor se colocasse esse dinheiro no banco a render ou a investir na bolsa. No caso de alugar um imóvel, só terá que encontrar uma boa oportunidade e pagar todos os meses a renda. Se for necessário fazer obras ou outra coisa, basta pedir ao proprietário e não terá que pagar nada. É simples! Apenas tem que pagar a renda todos os meses.
  2. Mais opções disponíveis – Com menos apartamentos e condomínios a serem vendidos, é cada vez mais comum encontrar proprietários que estejam a colocar os seus imóveis para arrendar. É possível encontrar de tudo. Desde apartamentos no centro da cidade, apartamentos de luxo, apartamentos baratos, etc. Basta procurar que encontra boas oportunidades!
  3. Mercado de arrendamento mais flexível – Com a nova lei do arrendamento está cada vez mais flexível o aluguer de apartamentos e casas. A lei mudou completamente para revitalizar o mercado imobiliário e incentivar as pessoas a optarem pelo arrendamento. Esta medida promete beneficiar proprietários e inquilinos.
  4. Menos responsabilidades – Quando aluga um apartamento ou casa, a maior parte das responsabilidades estão do lado do dono do imóvel. Isto significa que se um cano se estragar, tiver um problema na casa de banho, ou outra coisa qualquer, é da responsabilidade do proprietário. Contudo, se você tiver uma casa e acontecer o mesmo, será responsável por pagar todos os arranjos.
  5. Não é necessário financiamento – A maior parte das pessoas que compra um apartamento necessita de pedir dinheiro emprestado ao banco, e isso poderá significar custos elevados para muitas famílias. Sem contar, que agora os bancos já não emprestam dinheiro barato a todas as famílias.
  6. Não precisa de pagar taxas – No arrendamento só tem que pagar a renda todos os meses. Pelo contrário, se comprar um apartamento você terá que pagar o seguro do apartamento, Imposto Municipal sobre Imóveis – IMI, juros do empréstimo, entre outras taxas que podem mudar de cidade para cidade.