Subsídio de Desemprego para Casais Desempregados

  • Publicado a 19 de Junho de 2012

Sabia que os casais desempregados podem receber mais dinheiro no subsídio de desemprego pago todos os meses pelo Centro de Emprego? Descubra as alterações e como pedir a majoração.

Com o desemprego a abalar diversas famílias em Portugal, o governo português decidiu dar uma ajuda extra e permitir a majoração do subsídio de desemprego em 10% no valor total de cada benefíciário, de forma a dar uma margem de manobrar e ajudar nas despesas que uma família com esta dimensão tem. Esta nova lei do desemprego entrou em vigor a partir de 1 abril de 2012 e é válida para todos os casais desempregados que tenham filhos a seu cargo, no entanto também existe outros tipos de famílias abrangidas por este aumento. Continue lendo para saber como pedir a majoração e quais são os beneficiários abrangidos pela lei.

Pedir majoração do Subsídio de Desemprego para Casais desempregados

Pedir majoração do Subsídio de Desemprego para Casais desempregados

Guia do subsídio de desemprego para casais sem emprego

A majoração do subsídio de desemprego em 10% é permitida apenas para agregados em que ambos as pessoas vivam em união de facto, se encontrem a receber subsídio de desemprego e tenham a seu cargo um ou mais filhos, ou equiparados que sejam titulares de abono de família. No entanto também está disponível para agregados monoparentais, em que o beneficiário do subsídio de desemprego seja o único adulto a viver com filhos, titulares de abono de família e não não receba pensão de alimentos aprovada ou decretada em tribunal.

Para pedir a majoração do subsídio tem que seguir os passos seguintes:

  1. Fazer download do requerimento RP5059-DGSS e preencher com os dados do casal.
  2. Entregar o requerimento no site Segurança Social Direta, na opção de “Documentos Eletrónicos”.
  3. Introduzir os seus dados de contacto por email.
  4. Incluir um texto a descrever o pedido.
  5. Anexar o ficheiros PDF preenchido corretamente.
  6. No assunto selecionar: Req. Majoração do Montante do Subsídio de Desemprego.
  7. Depois tem que clicar em enviar para terminar o pedido. Em menos de uma semana recebe a resposta.

Além deste meio, pode entregar o requerimento preenchido num balcão da Segurança Social disponível nas lojas do cidadão espalhadas por Portugal e ilhas.