Perfil dos novos empreendedores

  • Publicado a 5 de Janeiro de 2012

Conheça qual é o perfil dos novos empreendedores e vença neste mundo difícil do mercado de trabalho. Da mesma forma que existem perfis de profissionais que vão-se adaptando aos novos tempos, o perfil daqueles que decidem empreender também se modifica e moderniza ao longo do tempo.

Empreendedor

Definir quais são as características que deve ter um empreendedor não é nada fácil. Contudo, existem pessoas que afirmam que os empreendedores têm alguns traços em comum, e que os diferenciam do resto das pessoas. E segundo essas pessoas, esses traços vão evoluindo ao longo do tempo de acordo com o tipo de vida e momento social em que vivem.

De acordo com um estudo realizado por uma agência de desenvolvimento local de Barcelona, foram obtidos dados interessantes sobre os empreendedores e os seus traços comuns.

Para identificar esses traços, o estudo divide-os em vários grupos:

  • Características sociodemográficas
  • Características pessoais
  • Habilidades pessoais
  • Motivação da pessoa

O Perfil

Segundo alguns expertos, o empreendedor atual apresenta projetos mais modestos para aproveitar a sua experiência anterior. Também contam com uma grande flexibilidade de adaptar-se às mudanças, a sua transparência, e o uso genial das notas tecnologias nos seus negócios, e a sua aposta em serviços e produtos mais sofisticados.

Contudo, estes empreendedores também têm ao longo da história várias características comuns que se repetem uma e outra vez. Algumas dessas características têm a ver com o sentido de oportunidade e a ideia.

Mas também, muitos apostas que as traços mais característicos do perfil do empreendedor, de agora e de antes, é a sua grande motivação e compromisso para com o projeto.