Começar no mercado de trabalho

  • Publicado a 26 de Novembro de 2011

Começar no mundo do trabalho. Anualmente, centenas de licenciados acabam os seus estudos e começam no seu primeiro primeiro emprego com a cabeça cheia de ideias erradas, com o desejo de começar logo a trabalhar num cargo de grande responsabilidade e a ganhar um salário bem alto, situação em que muitos dos melhores profissionais com mais de 10 anos de experiência não se encontram. Simplesmente imaginam um mercado de trabalho irreal!

Não é possível exigir ocupar um cargo alto na empresa só por ter uma licenciatura ou mestrado. É necessário rodagem, aprendizagem e ainda outra coisa importante, colocar os conhecimentos (demasiado teóricos) em prática.

Embora cada empresa seja um mundo à parte e tenha as suas normas e protocolos, deve ter em conta que os hábitos pessoais afectam a imagem profissional que cada um de nós projecta. Além disso, é uma das formas de impressionar os colegas de trabalho.

Começar uma vida profissional é algo emocionante para os recém-licenciados. Não obstante, é importante ter atenção aos detalhes, desde a maneira como se veste até à confiança que transmite, afectarão a percepção dos seus colegas de trabalho e departamento de recursos humanos.

mercado de trabalho

Conselhos para começar a trabalhar com o pé direito

Deve ter em conta os seguintes conselhos para conseguir sobreviver ao seu primeiro emprego.

  • Pontualidade – Nunca chegue tarde ao seu local de trabalho, pois pode dar impressão que você não está interessado no seu emprego. Chegue a horas e se por alguma razão tiver um contratempo, então trate de avisar o seu chefe por telefone.
  • Personalizar a mesa – Decorar a mesa de trabalho torna o seu local de trabalho mais agradável e pessoal, mas pode criar conflitos com os seus colegas de trabalho. Evite colocar plantas na sua mesa e outro tipo de coisas. Você está no seu local de emprego e não em casa. Saiba distinguir as coisas.
  • Visitas – Quando os seus amigos ou familiares forem almoçar consigo, peça que esperam por si na rua ou na zona de vestuário, pois assim não irá distrair os seus colegas de trabalho e causar problemas com o seu chefe.
  • Telemóvel – Deixe o seu telemóvel em modo silencioso ou a vibrar, especialmente quando você está em reuniões ou a falar com um cliente. Limite a suas chamadas e SMS pessoais e procure deixá-los para os momentos de descanso.
  • Chat online – Antes de usar um serviço de chat online, como o Facebook ou Windows Live Messenger, confirme se é permitido. Caso seja permitido, mantenha os seus contactos pessoais e profissionais em listas distintas, para evitar erros incómodos.
  • Último conselho – Quando você começa a trabalhar numa nova empresa, deve de analisar qual é a cultura corporativa da empresa de forma a poder adaptar-se.

Partilhe connosco como a sua experiência no mercado de trabalho. Como foi o seu primeiro emprego?