Como as empresas selecionam candidatos?

  • Publicado a 6 de Dezembro de 2011

Saiba como as empresas selecionam os candidatos para preencher vagas de emprego e tenha sucesso no processo de seleção de candidatos para o trabalho desejado.

É sempre mais fácil enfrentar uma entrevista de trabalho conhecendo como funcionam por dentro as empresas e quais são os seus critérios de seleção. Por isso, se você conhecer a metodologia que a maior parte das empresas utiliza para selecionar candidatos, melhores serão os seus resultados na procura de emprego.

Candidatos vaga de emprego

Fases do processo de seleção

  • Descrição do cargo e das funções: antes de começar o processo de seleção, o departamento de recursos humanos realiza uma análise do cargo em função de diversos fatores, por exemplo, nome do cargo, categoria, departamento, tempo previsto de adaptação, etc.
  • Captação e recrutamento de candidatos: este é o passo em que a empresa, uma vez definido qual é a vaga de emprego que vai abrir, partilha a oferta de emprego através de diversos meios, quer internamente como externamente, partilhando com as empresas de recursos humanos e revistas/diários sobre emprego quais os requisitos necessários.
  • Pré-seleção dos candidatos: realiza-se quando termina o prazo de envio de candidaturas. O departamento de recursos humanos classifica os candidatos em três grupos: os candidatos que não cumprem os requisitos do cargo; os que possuem alguns dos requisitos exigidos; e finalmente aqueles que cumprem todos os requisitos para a vaga de emprego.

  • Primeiras entrevistas: realizam-se com o técnico de seleção ou entrevistador do departamento de recursos humanos, que posteriormente realiza uma ficha dos candidatos entrevistados. Esses resultados são depois entregues às pessoas com poder de decisão para analisar.
  • Entrevistas finais: realizam-se apenas com o gerente ou diretor-chefe da área em questão. Posteriormente são redigidos algumas notas sobre cada candidato e usado para tomar a decisão final.
  • Decisão final: uma vez verificado o perfil dos candidatos, o diretor de recursos humanos irá decidir qual é o candidato que irá ficar com a oferta de emprego e comunicará essa decisão ao novo trabalhador da empresa. Normalmente, também os outros candidatos serão informados que não foram selecionados.