Como Calcular o Salário Líquido? (Inclui simulador)

  • Publicado a 11 de Setembro de 2015

Guia sobre o Salário ilíquido e Salário líquido

Descubra as diferenças entre o salário ilíquido e o salário líquido. Inclui ligação para simulador que diz quanto dinheiro ganha, depois de impostos. Tudo sobre o assunto!

Se está a procurar emprego e recebeu recentemente uma proposta de trabalho, onde o empregador menciona o valor do salário a auferir, neste caso, o salário ilíquido ou salário bruto, o mais certo é que esteja a pensar o que é isso e como pode descobrir qual é o valor verdadeiro que vai levar para casa ao fim do mês.

Hoje em dia é muito comum os empregadores falaram em salário ilíquido, pois é uma forma de parecer que o candidato ao emprego vai ganhar muito mais, do que na verdade vai receber. O salário ilíquido ou salário bruto, é o valor global que o trabalhador recebe, sem incluir descontos ou subsídios.

Salário ilíquido, IRS e descontos Segurança Social

Para que tome a melhor decisão profissional, no momento de aceitar uma oferta de emprego, é importante que não só saiba todos os aspetos do trabalho em si, mas também qual vai ser o valor do seu ordenado mensal.

Por poucas palavras, esta é a definição de ordenado:

  • Salário ilíquido ou bruto – É a remuneração do trabalho dependente, sem descontos.
  • Salário líquido – É a remuneração do trabalho dependente, já com os descontos – IRS e a Segurança Social, dependendo do agregado familiar (dependentes, estado civil) e da sua residência fiscal (Continente, Açores ou Madeira).

Após o ordenado líquido mensal, vale a pena lembrar que acresce o subsídio de alimentação, que pode ser pago em dinheiro ou em vales de refeição.

Cada vez mais empresas optam por pagar o subsídio de alimentação em vales de refeição, porque os trabalhadores não precisam de efetuar descontos.

Simulador Salário Líquido

Para simular o valor do ordenado que vai levar para casa todos os meses, recomendamos que use o seguinte simulador, para converter o ordenado ilíquido em ordenado líquido normal ou com duodécimos: