Como criar um Franchising ou Franquia

  • Publicado a 22 de Dezembro de 2011

Aprenda como pode criar um Franchishing ou uma Franquia de sucesso, vantagens, quais os passos que deve seguir e porque deve fazê-lo.

Se você tem um negócio de sucesso e pretende torná-lo num Franchising ou Franquia mas não sabe exatamente o que deve fazer, então neste artigo vamos dar-lhe alguns conselhos para que você consiga fazê-lo.

Como criar um Franchising ou Franquia

Para começarmos, o primeiro que você deve saber é que o sistema de franchising ou franquia é um formato de negócio em que através do qual você permite que outra pessoa ou empresa utilize a sua marca e crie um negócio através da transmissão de conhecimentos, pagando a você uma comissão e direitos de uso da marca.

Algumas das vantagens de “franchisar” ou “franquiar” a sua empresa é fazer com que o seu capital cresca, a marca fique mais conhecida e obter maior rentabilidade no longo prazo.

Contudo, existem alguns pontos que você deve seguir se quer fazer com que o seu negócio seja fácil de “franchisar” ou “franquiar”.

A primeira coisa que deve de fazer é registar a sua marca, logo e slogan. Depois, crie um manual de imagem para saber você vai gerir a imagem e quais os suportes publicitários que vai utilizar.

Assim mesmo, é necessário documentar todos os passos e seguir para a abertura da sua empresa. Desde os trâmites legais a implementar até ao inventário inicial com que abriu o negócio. Também é imprescindível que documente todos os gastos realizados para colocar o projeto em andamento.

No momento de comprar o mobiliário, assegure-se que este não é exclusivo, seja fácil de conseguir e imitar para usar noutras lojas da sua rede de franchising ou franquia.

Documente também todos os processos administrativos que leva a cabo e procure fornecedores nacionais para que mais tarde a distribuição seja mais fácil.

Crie também um regulamento interno de trabalho e uniforme pessoal. Além disso, crie também organograma com as funções que cada posto de trabalho deve desempenhar para ajudar ao funcionamento do negócio e posteriormente o funcionamento de outras lojas da sua rede de franchising.

Por último, é fundamental criar programas de capacitação para os diferentes postos de trabalho e documentar-los, com o fim de assegurar a mesma formação para todas as lojas.