Como procurar emprego (sem ninguém saber)

  • Publicado a 6 de Março de 2012

Caso não esteja contente por estar a trabalhar na empresa onde trabalha atualmente, ou encontrou uma nova oportunidade que permite ter um salário e uma vida melhor, nós explicamos-lhe alguns truques para procurar emprego sem ninguém saber.

Procurar emprego e ao mesmo tempo manter o seu atual posto de trabalho pode ser stressante, principalmente devido na era das redes sociais a privacidade ser quase inexistente. Por isso, deixamos-lhe algumas dicas sobre como procurar emprego quando você já tem um emprego.

Procurar emprego com emprego

Devo dizer ao patrão que estou à procura de emprego? Como é que vão lidar com as referências? Se receber uma proposta tentadora, será que avisar uma semana antes é suficiente? Eis algumas questões que se colocam frequentemente.

O que os especialistas em Recursos humanos dizem

O mercado de trabalho pode estar um pouco agitado atualmente, mas isso não significa que não existam boas oportunidades. Se ouviu rumores de despedimentos ou não está a receber o salário que acha que devia receber, não existe mal nenhum em procurar o emprego ideal. riscilla Claman, presidente da Career Strategies, Inc., uma empresa sediada em Boston que disponibiliza coaching para carreiras e serviços de gestão, diz que o mercado está mais ativo do que a maioria das pessoas julga. “Para algumas pessoas está verdadeiramente terrível mas conheço imensas pessoas que estão a deixar os seus postos de trabalho e à procura de outros.” É claro que procurar emprego ao mesmo tempo que tenta manter-se empregado é complicado. Mas se gerir habilmente este processo, será capaz de prosseguir sem fechar portas, fortalecendo as suas relações profissionais durante o processo, explica Claudio Fernández-Aráoz, consultor sénior da Egon Zehnder International e autor de Great People Decisions.

Dicas para tomar a melhor decisão ao procurar emprego

Siga as dicas do Blog Emprego para que a sua decisão não afete o seu profissionalismo e não crie problemas com a empresa onde trabalha:

  • Deve considerar as oportunidades internas, antes de procurar por ofertas de emprego fora da empresa.
  • Tenha cuidado a quem diz que está à procura de emprego.
  • Avise com um mínimo de duas semanas de antecedência ou mais se estiver envolvido num projeto importante.

Além disso, você não deve fazer:

  • Dizer ao seu patrão que está à procura de outro emprego, a menos que tenha uma boa relação.
  • Inventar reuniões falsas para ir a entrevistas –  em vez disso, use as férias ou o seu tempo livre.
  • Considerar a contraproposta – é normalmente uma promessa sem base.

Mesmo que não esteja contente com o seu emprego atual, não deve sair do emprego assim sem mais nem menos. Considere todas as opções antes de decidir.