Criar o seu próprio emprego

  • Publicado a 1 de Dezembro de 2011

Com o estado económico das empresas em Portugal, criar o seu próprio emprego pode ser uma alternativa ao mercado de trabalho.

Converter-se num empreendedor empresarial, em vez de ser um empregado, a trabalhar por conta de uma empresa ou desempregado, pode ser uma alternativa ao mercado laboral. Trabalhar por conta própria (auto-emprego) é o ato de trabalhar para si mesmo, onde todos os ganhos e despesas vão ser da sua conta.

Criar próprio emprego

O empreendedor deve ser capaz de identificar uma oportunidade e organizar todos os recursos necessários para colocar uma ideia em prática. E isso pode ser feito de duas formas:

  • Auto-emprego independente – um trabalhador independente, recebe honorários, pela natureza dos seu trabalho e pelo seu nível de habilitações. Por exemplo, freelancers.
  • Auto-emprego coletivo – uma ou várias pessoas que criam novas empresas como fonte de trabalho para si mesmas, especialmente PMEs (Pequenas e Médias Empresas), podendo também trabalhar em conjunto com outras empresas.

Para ajudar na criação de empresas em Portugal, foi criado um mecanismo chamado de “Empresa na Hora” em que é possível a constituição de sociedades num único balcão e de forma imediata. Pode consultar mais informações sobre esta iniciativa através do www.empresanahora.pt.

10 Conselhos para ser um Empreendedor de Sucesso

Mas antes de você começar, o Blog Emprego vai lhe oferecer 10 conselhos para se tornar num empreendedor de sucesso.

1. O que você quer fazer?

A primeira coisa que deve saber na hora de criar um negócio empresarial é o que você quer fazer, e decidir, que projeto de negócio quer criar. Assim poderá chegar a um dos seguintes caminhos:

  • Você teve uma ideia de negócio, original, que não existem no mercado, que abrirá portas em novos mercados para combater novas necessidades.
  • Desenvolver um produto ou serviço que já existe, mas você vai inovar, de forma a poder resolver lacunas que existem atualmente e assim criar um produto ou serviço com bastante valor.

2. Quem vai fazer parte do projeto?

É necessário definir quem serão as partes integrantes do projeto: sócios, banco, fornecedores e potenciais clientes.

3. Planificar

Este é o momento de planificar. Neste momento, o empreendedor deve tomar consciência do sacrifício que deve colocar em prática no projeto, e por isso tem que pensar na maneira como irá desenvolvê-lo.

4. Onde você vai criar a empresa?

Quando já sabe o que quer fazer, com quem quer fazê-lo e como o vai fazer, é necessário decidir onde quer criar a sua empresa. Onde vai ficar a sede da empresa!

5. Quando vai começar a trabalhar?

É uma decisão puramente estratégica. Existem diversos fatores que podem fazer com que tome uma decisão ou outra.

6. Com o que você pode contar para começar?

Esta é a hora de saber quais os recursos com a sua empresa pode contar para começar a trabalhar.

Os recursos económicos com os quais você pode fazer frente no início da atividade e com os quais pode contar ao longo do tempo de vida da empresa são fundamentais.

Também é interessante conhecer os recursos humanos necessários para começar. Em função do resultado que dão os recursos no início, você poderá planificar melhor.

7. Para quê quer começar este projeto empresarial?

A fixação pelos objetivos empresariais é necessária. Sem eles não se pode levar a cabo os processos fundamentais da função estratégica da empresa: planificação e controlo.

Graças a esta fixação dos objetivos a curto, médio e longo prazo você pode marcar diferentes estratégias a seguir.

8. De que forma vai criar um negócio para aproveitar a lei em vigor?

É preciso ver, uma vez analisado o projeto e a sua capacidade em transferir do papel para o mundo real, que problemas legais podem afetar ou vão afetar a empresa. Assim, pode ser fundamental levar a cabo um estudo acerca da forma jurídica que é a melhor para a atividade que a empresa realiza. Para isso, é necessário saber em que nicho de mercado você vai entrar.

9. A quem vai vender o seu produto ou serviço?

O futuro da empresa está nas mãos dos clientes. Por essa razão, é necessário ser muito claro quanto às pessoas e identidades a quem é dirigida a empresa, de forma a poder saber o que realmente necessitam ou vão necessitar.

10. Quanto vai investir no negócio e qual o resultado que espera obter?

Saber quanto vai custar o desenvolvimento do projeto é importante, pois só assim poderá saber se poderá começar com os seus recursos ou ser vai necessitar de recursos externos à empresa.