Prepare a sua mente para a procura de emprego

  • Publicado a 6 de Dezembro de 2011

Prepare hoje mesmo a sua mente para a procura de emprego. Se você está numa situação em que tem de procurar por emprego, o primeiro que deve fazer é preparar a sua mente para isso. Aqui nós vamos dizer-lhe como fazer isso.

Toda a gente sabe que a hora de começar a procurar por um emprego, criar um curriculum vitae fantástico e posteriormente ter sucesso na entrevista de emprego é algo imprescindível.

Preparar-se para a procura de emprego

Contudo, poucas pessoas sabem que para ter exito é preciso estar preparado mentalmente, e fundamentalmente, ter atitude. Alguns expertos em coach e recursos humanos asseguram que para ter sucesso na procura de emprego é importante preparar-se mentalmente.

A primeira coisa que você deve fazer é mudar a sua forma de pensar. Você deve ser positivo e ter autoestima. Estar convencido de que vai conseguir um determinado posto de trabalho é fundamental para que o consigas.

Mas, se pelo caminho você for colocado numa situação de seleção, você não ficar desanimado. Aproveite essa experiência para enriquecer o seu conhecimento, aprenda com os erros.

Assim, a sua preparação mental começa quando vê a oportunidade nos erros. Não veja os problemas como tal, mas sim como algo que pode ser superado e que possas mudar rapidamente para algo melhor.

O segundo passo é manter sempre um feedback. Siga os conselhos dos amigos, familiares e especialistas, para que de alguma maneira possas melhorar cada fase importante da tua procura por um emprego.

As relações pessoais também são um papel essencial para a procura de emprego. Partilhe os seus avanços com os seus amigos e familiares, mas sobretudo, escuta os conselhos e opiniões que eles têm para dizer.

Também, a inteligência emocional joga um papel importante nesta tarefa. Se você for capaz de controlar as suas emoções e entender as emoções do entrevistador, então saberá exatamento o que procuram e quais as partes do seu CV que vão impressionar mais.

Finalmente, a criatividade vai dar-lhe um toque distinto na sua procura por trabalho e fará com que saia de situações inesperadas e faça frente aos problemas com otimismo e transforme qualquer problema numa oportunidade.