Teletrabalho – Benefícios e dúvidas

  • Publicado a 8 de Dezembro de 2011

Com a mudança atual do mercado de trabalho e a necessidade de reduzir custos e aumentar a produtividade, o teletrabalho está a tornar-se numa realidade para muitas pessoas.

Segundo um estudo do Serviço Navarro de Emprego, o teletrabalho permitiu Às empresas navarras uma poupança de mais de 1200€ anuais na contratação de trabalhadores. Isso explica a redução de gastos em infraestrutura e pessoal. Além disso, é possível constatar que na maior parte dos casos a produtividade aumenta.

Teletrabalho

O Teletrabalho

No que toca aos benefícios do teletrabalho, a poupança económica é um pedaço maior ao qual é somado também uma poupança no tempo gasto, que equivale a uma média de 216 horas/ano gastas em transporte de e para o local de trabalho.

O ambiente de trabalho

O teletrabalho permite melhorar o ambiente laboral e também o rendimento, sobretudo quando existem complicações nas relações pessoais e que as pessoas gastam muito tempo e energia a tentar resolvê-las.

Além disso, é mais fácil comunicar com colegas de trabalho problemáticos, como é o caso do chefe ou diretor da empresa, em que podes contactar através de email ou Messenger.

Organização do trabalho

Deve-se considerar se a organização do trabalho é vertical ou por projetos. Quando se trabalha em projetos, o importante é o prazo de entrega. Neste caso, os tempos e objetivos são claros, por isso o teletrabalho será mais simples de implementar.

Horário de trabalho

O teletrabalho melhora as condições laborais precisamente no que diz respeito à questão do horário de trabalho, porque o trabalhador pode conciliar o seu dia laboral com as suas obrigações familiares. Assim pode ser mais produtivo.

Os custos

O teletrabalho permite gerar poupanças significativas em qualquer momento económico em que a empresa se encontre:

  • em tempos de expansão, permite crescer sem grandes inversões na estrutura e serviços;
  • em tempos de crise, um programa de teletrabalho permite diminuir os escritórios da empresa e poupar no aluguer, renda e estacionamento.
Finalmente se esta análise leva-o a considerar o teletrabalho como uma boa opção para a empresa, então poderia ser uma boa ideia testá-lo na sua empresa.