E-learning

  • Publicado a 15 de Dezembro de 2011

Aprenda em menos de 5 minutos tudo sobre o e-learning, as suas vantagens e inconvenientes. O e-learning é, a educação à distância e completamente virtual, através dos novos canais de comunicação, utilizando para isso as ferramentas e aplicações disponíveis, como por exemplo, blogs, email, páginas web, fóruns de discussão, chat e plataformas de formação. Graças às TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) os estudantes podem comunicar com os colegas de turma e docentes de uma forma síncrona ou assíncrona, sem limitações.

e-learning

Vantagens do e-learning

Maior flexibilidade: O e-learning oferece uma maior flexibilidade no que diz respeito a método convencional da sala de aula, pois não é necessário toda essa logística para realizar uma ação de formação (procura de locais apropriados, seleção de empregados a formar, contratação de professores, avaliação, etc), sem contar que também os empregadores podem receber formação a qualquer hora do dia, segundo o tempo disponível e os seus objetivos.

Facilidade de acesso: O empregado ou estudante pode aceder a qualquer hora ao curso de e-learning, necessitando para isso de um computador com ligação à Internet.

Redução do tempo de aprendizagem: Segundo vários estudo empíricos levados a cabo, foi comprovado que o tempo de aprendizagem pode ser reduzido em cerca de 40% a 60%, quando estão disponíveis soluções de e-learning.

Comodidade: O e-learning evita muitos deslocamentos, o que se traduz numa grande comodidade para os trabalhadores, pois têm que deslocar-se de lugar frequentemente, tendo até que pernoitar fora do seu domicílio habitual.

Redução de custos: O e-learning pode ser até 30% mais barato do que a formação convencional numa sala de aula, onde podemos chegar à conclusão que o e-learning pode até substituir por completa uma forma convencional presencial, pois tratam-se de metodologias de aprendizagem diferentes, que podem completar uma à outra.

Possibilidade de atualização imediata dos conteúdos do curso: Nos cursos de e-learning é possível realizar atualizações do conteúdo a qualquer momento, e assim o trabalhador pode aceder sempre à informação atualizada, coisa que não é possível na formação convencional.

Formação personalizada: Os cursos de e-learning oferecem uma vantagem enorme ao permitir personalizar os conteúdos a que cada trabalhador tem acesso. Tornando mais fácil para o trabalhador concentrar-se no que é importante.

Inconvenientes do e-learning

Falta de relação presencial: Para um trabalho em grupo e enriquecimento pessoal é essencial uma relação pessoal com mais gente.

Instabilidade horária: A auto-imposição de um horário e de um calendário de estudo é uma das tarefas mais complicadas para um tele-estudante. Se é certo que o horário é escolhido por cada pessoa, a desorganização pode ser uma nota característica e só pode produzir o sentimento de estar a trabalhar a todas as horas e a todos os dias da semana, quando na realidade, a única coisa que não se sabe é quando acaba nem quando começa, dado que não tem um horário fixo.

Redução da vida privada: Como consequência lógica da instabilidade horário, e dado que geralmente os estudantes de e-learning fazem os cursos quando estão em casa, não marcam uma hora para estudo e um hora para fazer o resto.