IEFP Estágios Profissionais

  • Publicado a 3 de Abril de 2012

Obtenha mais informações sobre o programa do IEFP Estágios Profissionais. Depois de melhorar a sua formação profissional pode aceder ao programa de estágios do IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional.

Com a situação atual do emprego em Portugal, torna-se cada vez mais importante melhorar a sua formação profissional e participar em estágios ou programas trainees que oferecem uma experiência única aos jovens até aos 30 anos ou a pessoas desempregadas com mais de 30 anos. Este tipo de estágios é remunerado, com uma remuneração variando consoante o nível de qualificação do candidato, e promovem a melhoria das qualificações dos profissionais e reconversão dos candidatos. Saiba quais são os apoios financeiros dos estágios profissionais, o objetivo do projeto e como se candidatar.

Candidaturas Estágios Profissionais IEFP

Candidaturas Estágios Profissionais IEFP

Ofertas de Estágios do Instituto de Emprego

Os programas de estágios profissionais disponíveis através do IEFP são promovidos pelo Instituto de Emprego da sua cidade, tendo como parceiro empregadores locais, e não incluem estágios curriculares ou formação nas áreas da medicina e enfermagem. Nesse caso deve contactar o orientador da tese.

Os estágios profissionais remunerados têm um duração de 9 meses a 1 ano, para pessoas até 30 anos (inclusive), com o nível de qualificação 4 ou superior, e pessoas em situação de desemprego à procura de novo emprego, com mais de 30 anos e nível de qualificação 2 ou superior, tendo obtido há menos de 3 anos, como forma de inserção ou reconversão profissional. Informamos ainda, que para pessoas com deficiência ou incapacidade não existe limites de idade.

Quanto aos apoios financeiros, os estagiários têm uma bolsa de estágio mensal com os seguintes montantes, depositados diretamente na sua conta bancária:

  • o IAS – estagiários com qualificação nível 2
  • 1,2 vezes o IAS – estagiários com qualificação nível 3
  • 1,3 vezes o IAS – estagiários com qualificação nível 4
  • 1,4 vezes o IAS – estagiários com qualificação nível 5
  • 1,65 vezes o IAS – estagiários com qualificação nível 6, 7 e 8

Além disso, tem direito a subsídio de alimentação e seguro de acidentes de trabalho. O IAS (Indexante dos Apoios Sociais) é atualmente de 419,22€.

Para candidatar-se aos estágios profissionais disponíveis nas empresas parceiras do Instituto de Emprego e Formação Profissional da sua cidade, é necessário estar inscrito no IEFP e possuir um nível de qualificação. Informe-se no seu centro de emprego.

Para terminar, deixamos logo de seguida o documento PDF com todas as informações sobre os estágios profissionais do IEFP, assim como a regulamentação para a sua candidatura ser aceite.

Pode encontrar mais informações através do site do IEFP.