Ser mãe e trabalhar – É compatível?

  • Publicado a 1 de Dezembro de 2011

Ser mãe e voltar a trabalhar deve ser daqueles momentos mais difíceis que o sexo feminino enfrenta depois de alcançar o seu objetivo de ter um filho.

É certo que as mulheres se encontram com certas dificuldades para compatibilizar os diferentes cargos de mãe de família, profissional e casal, o que pode provocar vários problemas entre as mulheres trabalhadores e dar uma sensação de não poder cumprir com todas as suas responsabilidades. Contudo, seguindo certas táticas, podemos comprovar que não é assim tão complicado conciliar a vida familiar e profissional.

Conselhos Mãe Emprego

Conselhos para mães que trabalham

Você não é a responsável por colocar tudo em ordem

Você arruma os jogos, faz a cama e recolhe a roupa? Então, está na hora de parar com isso! Algumas destas coisas até um menino de 3 anos de idade pode fazer, sem contar que o seu marido ou familiares estarão dispostos a ajudar-lhe. Quando você chega a casa, peça educadamente aos seus familiares para lhe ajudarem. Explique que a roupa suja deve ser colocada num cesto e a roupa limpa deve ser colocada de volta nos armários. No final de contas você estará a ensiná-los como funcionam as coisas.

Distribua tarefas

Peça aos seus filhos ou até ao marido, para que lhe ajudem. Na hora de comer, os seus filhos podem colocar a mesa e os mais velhos servirem bebidas, por exemplo. Ensine aos seus filhos a recolher a mesa e mostre como é importante que ajudarem-lhe.

Planifique a sua manhã

A manhã será mais fácil para si, basta fazer algumas coisas na noite do dia anterior: preparar a refeição, escolher a roupa, ajudar os seus filhos com as mochilas e verificar o calendário de atividades para depois das aulas. Ensine os seus filhos a se preparam sozinhos. Pode por exemplo, colocar notas com o que devem fazer, como “escovar dentes”, “fazer a cama” e “vestir-se”, para que não se esqueçam.

Planifique o seu dia de trabalho

Não deixe que as pressões e preocupações de trabalho roubem parte do seu tempo com a família. Se trabalha com frequência até tarde, fale com o seu chefe e colegas de trabalho para que seja encontrada uma maneira de você sair alguns dias ás 17h. Se um de vocês trabalha até tarde, então assegure-se que você ou o seu marido possa estar cedo em casa para preparar tudo. Desta maneira, a sua família saberá que em certos dias apenas um dos adultos estará por casa, e assim os seus filhos irão apreciar todos os momentos passados juntos.

Planeie as refeições alguns dias antes

Faça somente as compras da semana. Compre um livro de cozinha que contenha receitas fáceis de preparar. Faça o dobro da quantidade e congele metade da outra comida.

Reserve tempo para si

As mães tendem a colocar-se sempre no final da lista, mas as mães necessitam do seu próprio tempo de descanso e tranquilidade. Cuide de si mesmo: vá ao ginásio, visite um museu, vá ao café com as amigas… Faça um contrato com o seu marido, que permita com que cada um de vocês tenha ao menos uma noite por semana.